Canta Com Cristo

Cancioneiro Parte I (PDF 10M) – cancioneiro_parte-i

Cancioneiro Parte II – Convívio (PDF 2.8M) – cancioneiro_parte-ii-nao-catolicas

É de louvar a iniciativa dos jovens, de juntarem num único livro os cânticos que normalmente utilizam nas celebrações litúrgicas e nos convívios e que, até agora, estavam dispersos. Apresentam com este trabalho um instrumento muito útil, que se pretende também partilhar com outros grupos de jovens e outras paróquias.

A música é muito importante nesta fase juvenil da vida, serve para rezar e conviver.

Destaca-se a importância da animação da Missa pelos jovens, muito apreciada pelas restantes pessoas da comunidade, que costuma ser feita uma vez por mês na igreja da Benedita. Além da animação da Eucaristia, os jovens cantam em Casamentos e Batismos – o que também demonstra a necessidade deste cancioneiro.

Dentro da música cristã, reunida neste cancioneiro, umas são mais litúrgicas outras menos (as últimas serão úteis, por exemplo, para encontros dos grupos de jovens e de oração).

É também importante o convívio entre as pessoas, em que a música ocupa um lugar privilegiado. Reúnem-se aqui algumas músicas populares para esse efeito.

Refira-se que a edição deste cancioneiro é também uma forma de contribuir para as atividades dos Grupos de Jovens, ajudando-os a fazer face às despesas.

Desejamos que o cancioneiro seja muito proveitoso para todos aqueles que o usarem!

Pe. Jorge Doutor (Vigário Paroquial da Benedita, 2005-2013)